Centro Espírita Poço de Jacó

O Centro Espírita Poço de Jacó, assim como o Lar de José e a Escola Domingos Perdigão, é fruto de um ideal cristão nascido junto à juventude espírita no ano de 1947, dia 03 de outubro, data do aniversário do codificador da doutrina espírita Allan Kardec, sob a direção do grande idealizador do projeto, sr. Antônio Alves, conhecido como Pequenino, homem que, apesar do apelido, foi grande em sua determinação e disposição na divulgação da doutrina e assistência aos necessitados.

O Poço de Jacó nasceu para dar suporte espiritual e também financeiro ao projeto Lar de José,  o abrigo de meninas localizado no mesmo prédio construído pelo sr. Pequenino e amigos de ideal.

Após o desencarne do sr. Antônio Alves,  o estabelecimento passou por sérias dificuldades e ainda hoje, apesar dos esforços do grupo, necessita de reparos em sua estrutura física e instalações. 

Antes contava com um posto de atendimento odontológico e uma enfermaria, hoje desativados, que atendiam às pessoas da comunidade.

Situado no Anil, o Poço de Jacó hoje conta com os trabalhadores que vieram do Hernani e que no dia 01 de fevereiro de 2011 assumiram a tarefa de revitalizar a casa com palestras, estudos da doutrina e atendimento fraterno para adultos e crianças, grupo este que com o tempo assumiu também o lar e a escola, transformando o sonho de uma obra social mais abrangente em realidade,  fundindo os trabalhos iniciados nos postos de assistência aos trabalhos da entidade com 65 anos de estrada e referência na história de São Luís e do espiritismo do MA.

No centro espírita acontecem às segundas-feiras a triagem para o tratamento espiritual,  nas terças-feiras acontecem as reuniões públicas com as palestras simultâneas, divididas em dois salões,  um menor com temas atuais e o salão principal com estudos do Evangelho.

Neste dia a casa costuma receber em torno de 100 pessoas, entre pacientes, trabalhadores e simpatizantes da doutrina espírita. 

Nas quartas-feiras acontecem o desenvolvimento mediúnico para os trabalhadores, o tratamento espiritual com turmas de esclarecimento aos pacientes com temas como alcoolismo, família, mediunidade e obsessão, a desobsessão por corrente magnética, passes e também a escola de médiuns, com os cursos André Luiz I e II, Livro dos Médiuns I e II, Compreendendo a Dor Humana (formação de triadores) e o estudo do livro Nos Domínios da Mediunidade, também dentro dos estudos de André Luiz,  sobre o tema mediunidade.

Aos sábados o centro oferece cursos da doutrina espírita abertos ao público em geral, visando esclarecer e informar acerca do espiritismo, além de formar trabalhadores para a seara do Cristo.

O centro espírita é o principal mantenedor do orfanato e da escola, com a venda de lanches nos dias de aulas e palestras, venda de livros espíritas e atividades como o brechó beneficente que acontece todo segundo domingo de cada mês,  nas dependências do centro entre outras atividades como o EFAS, encontro que atrai até 500 pessoas para confraternização e fortalecimento da divulgação do espiritismo e possibilita uma boa arrecadação com a venda de livros, lanches e artigos como camisetas e souvenirs.

Temos ainda uma biblioteca com empréstimo de livros para todos os interessados com vários títulos, de romances a livros de estudos da codificação inteiramente gratuitos.

Além de todas as atividades já citadas, aos sábados pela manhã temos o nosso terceiro posto de assistência nas dependências do centro e escola, com as atividades nos mesmos moldes do posto Irmão X e Hernani Trindade Sant'anna.

Um trabalho de doação e fraternidade que é amparado sobretudo pelos estudos no centro, fortalecimento e boa vontade de um grupo unido e dedicado à causa, sob a proteção do nosso senhor Jesus Cristo.