HISTORICO

Fruto do idealismo de Antonio Alves Martins, o “Pequenino” – com a colaboração de jovens amigos espíritas - foi fundada em 3 de outubro de 1947, em homenagem ao dia do nascimento de Allan Kardec, a “Juventude Espírita Maranhense”. Posteriormente, preocupado com o amparo a meninas carentes, Antonio Alves Martins, o “Pequenino”, adquiriu uma grande área onde projetou e construiu sua sede própria, localizada no Anil e transformou a “Juventude” em uma “Associação Espírita” com a denominação “Lar de José”, onde passou a dedicar parte de sua vida às crianças abrigadas, que considerava como suas filhas.

Em 1953, “Pequenino” viu seu grande sonho realizado ao inaugurar o abrigo que até hoje serve de lar para meninas. Em 1973 o Lar de José abrigava setenta crianças e, diante das dificuldades financeiras para mantê-lo funcionando, “Pequenino” resolveu transformá-lo em uma Associação, para, com a ajuda dos associados, manter e ampliar o trabalho assistencial. Foram então criados o “Centro Espírita Poço de Jacó” e a “Escola Domingos Perdigão”, sendo, o Lar de José, o primeiro orfanato espírita do Maranhão.

Em 1º de fevereiro de 2011, a equipe de trabalhadores da Sociedade Espírita Hernani Trindade Sant’anna, em comum acordo com a diretoria do Centro Espírita Poço de Jacó, que faz parte da Associação Espírita Lar de José, assumiu a obra, com total aprovação da diretoria anterior, sendo realizada nova eleição em 20 de dezembro de 2011, com novos representantes. 

Seja você também um associado e ajude as nossas meninas!